3 razões para você passar o carnaval em olinda ao menos uma vez na vida (depois da pandemia)

21 de agosto de 2021

os quatros cantos de olinda - marcelo lima


1. olinda é linda. 

olinda foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1982, e não é para menos. se você pesquisar no google você vai saber a quantidade de riquezas e história que as ladeiras contam, e o carnaval nessas ladeiras é algo que vai além desses textos publicados, é um mundo paralelo. onde só temos sorrisos, cerveja ou algo gelado (e muitas vezes não tão gelado) e muitos pés disputando um cantinho daquela rua que já foi pisada pelos nobres da antiga capital pernambucana. 


2. livre pra andar sem rumo coberto/a de glitter.


você tem hora para sair de casa e você pode ou não ter destino certo, mas é certeza que você não vai seguir o cronograma que você saiu de casa. tudo acontece e tudo segue um fluxo que só existe lá, na ribeira, ali na sé esperando a tapioca ficar pronta. ali você não precisa ficar triste se você perdeu algum bloco, já já outro vem, e esse pode ser melhor do que o que você perdeu, não se aperrei com isso, você vai sorrir. você pode andar como quiser, do jeito que quiser, brilhoso e brilhosa como quiser. olinda gosta.


3. você vai conhecer as melhores pessoas da sua vida e elas vão sumir em poucas horas.


essas pessoas vão passar por você apertadas, vão sorrir e vão embora com a multidão. quando você olhar nos olhos dela na passagem vai sentir que elas parecem com você, que elas estão ali para fugir do caos, para deixar que a festa da carne entre na alma e dure os 4 dias. essas pessoas são como você, elas amam olinda por ela permitir que tudo seja real mesmo sendo uma alucinação. tu vens, eu já escuto os teus sinais. alceu já sabia ali na sacada da casa, lindo, que nem olinda.


jéssica maria oliveira.


-


texto escrito no curso de escrita criativa da juliana amaro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Ontem Escrevi © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo :: design e código gabi